O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Especial- Copa do Mundo

domingo, 28 de março de 2010

França
Em pé: Lloris, Alou Diarra, Gallas, Anelka, Gourcuff, Gignac e Escude. Agachados: Henry, Evra, Sagna e Lassana Diarra.

A França só está na Copa do Mundo de 2010 graças a um erro incrível da arbitragem, que validou um lance em que Henry tocou a bola com a mão por duas vezes antes de cruzar para Gallas marcar o gol. A Irlanda lutou pelo cancelamento do jogo, mas sem sucesso. Na Copa, a França de Raymond Domenech entra pra tentar superar 2006 e conquistar o título, mesmo sem Zidane. Sei que isso pode parecer incoerência, até mesmo pela fase ruim que vive o futebol francês, mas os meus argumentos são os mesmos que usei com a Alemanha: tem certas seleções que são favoritas em quaisquer condições. O Brasil e a Espanha, por exemplo, são favoritos pelo futebol que tem apresentado e uma eliminação precoce dessas seleções seria uma grande surpresa. Por outro lado, não seria surpresa pra mim se a França ficasse na primeira fase. Mesmo com essa fase conturbada, o elenco é bom. Gourcuff, que vive momento espetacular no Bordeaux, comandará o meio de campo dos “bleus”. Ribery, Anelka, Gallas, Henry, Malouda, Toulalan e Lassana Diarra são nomes constantes nas convocações de Domenech. No ataque, opções como Gignac e Benzema também podem ser aproveitadas. Vale lembrar que o técnico é fraco e só convoca jogadores segundo o mapa astral dos mesmos. Dessa vez, Domenech não terá Zidane pra carregar o time nas costas. Será que Gourcuff ou Ribery conseguem?

Projeção: A teoria diz que sim, mas preciso ver pra crer. A França é favorita no papel e deve ficar na frente de Uruguai, África do Sul e México. Eu tenho desconfianças disso! Em 2006, com Zidane, ficaram atrás dos suíços e custaram para superar a Coréia do Sul na classificação final. Em 2008, ficaram na última colocação em seu grupo na Eurocopa. Além disso, quase não conseguiram a classificação para a Copa. Enfim, a França precisa mostrar futebol e pode até chegar na decisão, afinal o time é bom e tem jogadores experientes. Mas precisa ser bem treinada, esse é o problema!

Gana
Em pé: Lee Addy, Sarpei, Vorsah, Opoku, Asamoah Gyan e Richard Kingson. Agachados: Kwadwo Asamoah, Annan, Inkoom, Badu e Dede Ayew.

Usando um time cheio de novidades, a seleção de Gana foi finalista da Copa Africana de 2010. Muitos dos jogadores que estiveram na campanha, foram campeões do mundo sub-20 no ano passado. Mesclando os novos com os mais rodados, Gana pode formar uma boa seleção para a Copa do Mundo. Essien, o grande destaque do time, corre contra o tempo para se recuperar de uma lesão e disputar o seu segundo mundial. Muntari, Appiah e Gyan são nomes importantes, que costumam fazer a diferença em jogos decisivos.

Projeção: Repito aqui que o Grupo D é o grupo das várias possibilidades, onde TODOS podem passar de fase. Se Gana não passar, certamente não será porque o time é mais fraco, mas sim por causa de detalhes. As “estrelas negras” tem jogo chave contra a Sérvia, na primeira rodada. Até um empate pode ser considerado um bom resultado, desde que Gana vença a Austrália e depois decida a vaga com a Alemanha, na última rodada. Essa chave promete!

Grécia
Em pé: Gekas, Moras, Katsouranis, Vyntra, Kyrgiakos e Tzorvas. Agachados: Salpigidis, Karagounis, Samaras, Spiropoulos e Papastathopoulous.

Seis anos depois de conquistar o título da Eurocopa, a Grécia tenta surpreender o mundo novamente. Dessa vez, o objetivo é ir longe na Copa do Mundo. Os mais otimistas sonham em repetir o feito de 2004. Karagounis, Charisteas, Gekas, Kyrgiakos, Samaras.... Nenhum grande nome do futebol mundial, mas todos disciplinados tecnicamente. Será que dá, pelo menos, pra passar de fase?

Projeção: O objetivo dos gregos é vencer os confrontos contra os sul-coreanos e os nigerianos para chegarem classificados ao jogo contra a Argentina. Não é fácil! Mesmo porque Coréia do Sul e Nigéria não devem nada a Grécia. Entre essas três seleções, realmente não existe uma favorita. Nenhuma delas deve superar a Argentina na pontuação, apesar da desconfiança que envolve o futebol dos “hermanos”. Portanto, a briga será boa. Se passar de fase, a história é outra e o futebol defensivo da Grécia pode ser uma boa arma para tentar chegar entre os oito melhores. Seria fantástico para os gregos!

Holanda
Em pé: Van der Sar, Mathijsen, Huntelaar, Van Bommel, Ooijer e Kuyt. Agachados: De Jong, Van der Vaart, Marcellis, VAN BRONCKHORST e Babel.

Chegou a hora da “Laranja Mecânica”? Bom, qualquer apaixonado por futebol que acompanhou a história da seleção holandesa torce para que a equipe conquiste uma Copa. Em 2010, as chances são boas. Van Persie, um dos destaques, se recupera de lesão para disputar a competição. Robben vive grande momento no Bayern de Munique e é uma das apostas dos holandeses para a Copa. Sneijder, Huntelaar, Van der Vaart, De Jong, Van Bommel, Dirk Kuyt, Ooijer e Van Bronckhorst são outros nomes que podem fazer bonito na África.

Projeção: Assim como a Espanha, a Holanda é lembrada como uma equipe ótima, mas que nunca ganha. Mas existe uma diferença entre elas. A Holanda chega mesmo! A Espanha, por outro lado, nunca disputou final de Copa e só esteve entre as quatro primeiras em 1950. Bom, desde 1998 a Holanda não chegou mais. Em 2008, na Eurocopa, mostrou seu repertório, quando passou por cima de Itália e França na primeira fase, mas caiu nas quartas de final diante da Rússia. Van Marwijk assumiu a equipe depois dessa campanha e conseguiu o feito de classificar a Holanda para a Copa com várias rodadas de antecedência. Agora é ver como a “Laranja Mecânica” reage no Mundial. As previsões são de primeira fase tranquila, oitavas de final contra Paraguai ou Eslováquia e quartas de final contra Brasil ou Portugal (duas seleções que a Holanda tem perdido em jogos decisivos). Cá pra nós, um jogo entre Holanda e Brasil nas quartas de final é como uma decisão antecipada!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO