O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Dia de festa para os "bafana bafana" no Soccer City!

quinta-feira, 27 de maio de 2010


O goleiro da Colômbia, Ospina, defende pênalti cobrado por Modise. A arbitragem, porém, mandou voltar o lance, pois o goleiro se adiantou. Modise não desperdiçou a segunda chance e marcou o primeiro gol dos sul-africanos.

A África do Sul, enfim, jogou no Soccer City, palco da abertura e da final da Copa do Mundo. O teste não poderia ser melhor para os “bafana bafana”, que venceram a Colômbia pelo placar de 2x1. Empurrados por quase 80.000 torcedores (com suas vuvuzelas), os jogadores sul-africanos superaram as suas limitações técnicas e conseguiram uma vitória muito suada. Curiosamente, os três gols da partida foram marcados em cobrança de pênalti. Os “cafeteros”, que não participarão da Copa de 2010, puderam sentir o gostinho de disputar um jogo em clima de Mundial, competição que não participam desde 1998. Na época, o treinador era Hernán Dário Gomez, que hoje fez sua reestreia no comando da Colômbia. O objetivo, obviamente, é classificar o time para a Copa de 2014, no Brasil.
A partida começou movimentada! Aos 8 minutos, o goleiro Khune se chocou com o atacante colombiano, Martinez, e ficou um tempo caído em campo. No lance, o jogador da seleção sul-americana quase abriu o placar. Aos 16, Fredy Guarin tocou com a mão na bola dentro da área. Pênalti para a África do Sul! Modise cobrou e Ospina defendeu, mas alegando que o goleiro se adiantou, o árbitro mandou voltar. Na segunda tentativa, Modise não desperdiçou e abriu o placar para os donos da casa. Três minutos depois, outro pênalti, dessa vez para os “cafeteros”. Moreno cobrou bem e empatou a partida. A África do Sul manteve o domínio do jogo, mas como de costume, não conseguia ameaçar de fato. A Colômbia, por outro lado, se aproveitava dos contra-ataques. No final do primeiro tempo, o atacante Martinez entrou na área, driblou vários jogadores sul-africanos e só não fez um golaço por causa do goleiro Khune, que fez linda defesa. Após o intervalo, a torcida teve um frisson ao ver Pienaar entrando em campo. O principal jogador dos “bafana bafana” deu mais qualidade ao meio de campo da equipe. Aos 15 minutos, Tshabalala caiu em disputa de bola com John Valência e a arbitragem assinalou pênalti. Mphela converteu a cobrança e deixou os “bafana bafana” em vantagem. Depois do gol, Parreira promoveu a entrada do gordinho McCarthy. Sem ritmo de jogo, o atacante não ofereceu perigo ao goleiro Ospina. A partida, como sempre acontece nos amistosos preparatórios, caiu de rendimento. Com um grande número de substituições, a equipes perderam a identidade. A Colômbia, ainda assim, pressionou e quase conseguiu sair do Soccer City com a igualdade no placar. Mas o dia era mesmo dos sul-africanos, que festejaram muito a vitória contra uma seleção tradicional.

Jogo feio! Daniel Agger e Mama Diouf ficam no chão na partida entre Dinamarca e Senegal. Os nórdicos levaram a melhor e venceram por 2x0.

Jogando em Aalborg, a Dinamarca derrotou o Senegal por 2x0 nesta quinta-feira. Apesar do resultado, a comissão técnica da seleção escandinava tem motivos para se preocupar, afinal o zagueiro Simon Kjaer deixou a partida de maca. Soren Kaalund, médico da Dinamarca, informou que o jogador teve uma lesão no joelho e precisará fazer uma avaliação cautelosa para saber se ele terá condições de disputar o Mundial. O jogo foi caracterizado por muita marcação e poucas chances de gol. Somente aos 15 minutos que os nórdicos chegaram pela primeira vez, com Kahlenberg. O primeiro gol saiu aos 27, através de Christian Poulsen. A equipe europeia cadenciou o jogo e não sofreu riscos. Senegal praticamente não ameaçou durante os 90 minutos. O gol que definiu a vitória dos dinamarqueses aconteceu nos acréscimos da segunda etapa, com Enevoldsen. Antes de estrear na Copa do Mundo, diante da Holanda, a “Dinamáquina” ainda tem amistosos contra Austrália (01.06) e África do Sul (05.06).

Foto da seleção de Honduras, antes do jogo contra a Bielorrúsia. Em pé: Victor Bernardez, Hendry Tomas, Osman Chavez, Sergio Mendoza e Noel Valladares. Agachados: Walter Martinez, Oscar Garcia, Carlos Pavon, Davi Suazo, Emilio Izaguirre e Julio Leon.
Ramon Nunez mostra "muita vontade" em marcar o bielorruso Tigorev.

Jogando em Villach, na Áustria, Honduras e Bielorrússia empataram por 2x2. Reinaldo Rueda, técnico da seleção hondurenha, escalou força máxima, exceto Wilson Palacios, que foi poupado. Os “catrachos”, mesmo não jogando bem, abriram o placar aos 25 minutos, em cobrança de falta de Julio Cesar Leon. O placar foi mantido no primeiro tempo e, após o intervalo, a Bielorrússia melhorou na partida. Antonio Putilo, aos 11 e 14 minutos, virou o jogo para a seleção europeia. No segundo gol, o atacante bielorrusso se aproveitou de falha de Johnny Palacio. Georgio Welcome, que substituiu o veterano Carlos Pavon aos 24 minutos da segunda etapa, foi o autor do gol de empate, dois minutos depois de entrar em campo. O gol foi de cabeça, depois de cruzamento de Edgar Alvarez. Com atuações tão pífias nos últimos amistosos, é difícil imaginar que Honduras se classifique em grupo com Espanha, Suíça e Chile. Antes da Copa, os “catrachos” ainda fazem testes contra Azerbaijão (02.06) e Romênia (05.06).

Fernando Torres e Arbeloa dividem a bola durante treinamento.

Recuperado de uma operação no joelho, o atacante Fernando Torres participou, pela primeira vez, de um treinamento com o restante do grupo espanhol. Por 45 minutos, Torres praticou finalizações e exercícios de posse de bola. Dessa forma, foi a primeira vez que Vicente Del Bosque pôde contar com os 23 jogadores que convocou para a Copa do Mundo. A “fúria” viaja amanhã para a Áustria, local do amistoso contra a Arábia Saudita no próximo sábado.

A CBF confirmou os dois jogos amistosos do Brasil antes da Copa do Mundo. No dia 02.06, a seleção canarinho viaja ao Zimbábue, onde enfrenta a seleção local. No dia 07.06, o confronto será contra a Tanzânia. A delegação desembarcou em Johanesburgo às 07h10 (horário local), sem passar pelo saguão do aeroporto.

Uma péssima notícia para Gana! O melhor jogador das “estrelas negras”, Michael Essien, está fora da Copa do Mundo. O meio de campo do Chelsea não conseguiu se recuperar de lesão no joelho, ocorrida em Janeiro durante a Copa Africana de Nações. O anúncio foi feito pela federação de Gana, que afirmou o atleta só deve ter condições de voltar aos gramados em Julho. Com a lesão de Essien, a Copa do Mundo perde mais uma estrela, afinal jogadores como Ballack e Beckham também estão fora da competição por lesão.

A Inglaterra marcou o seu primeiro amistoso para depois da Copa do Mundo. O English Team enfrenta a Hungria, no dia 03.08, no estádio de Wembley. A torcida inglesa espera que esse seja o jogo das “faixas”.

O meia da Nova Zelândia, Tim Brown, realizou uma operação no ombro nesta quinta-feira, na cidade de Auckland. O jogador dos “All Whites” teve três pinos inseridos no osso danificado. Brown corre contra o tempo para se recuperar antes do Mundial, mas o meia Peverley já foi avisado de que pode disputar o torneio, caso Brown não se recupere.

Na Suíça, o atacante Albert Bunjaku, do Nuremberg, foi escolhido por Ottmar Hitzfeld como substituto do lesionado Marco Streller. Bunjaku é o terceiro jogador do Kosovo na equipe, já que Behrami e Shaqiri também nasceram no território da ex-Iugoslávia.

Paul Le Guen, técnico de Camarões, espera por um aval da FIFA para saber se poderá contar com o lateral Gaetan Bong e com o atacante Choupo-Moting na Copa do Mundo. Bong, 22 anos, joga no Valenciennes e tem nacionalidade francesa, enquanto que Choupo-Moting, 21 anos, é natural da Alemanha, mas com ascendência camaronesa. Como os atletas já atuaram pelas seleções de base dos dois países, Le Guen precisa de um posicionamento da FIFA para escalar os jogadores. A entidade máxima do futebol, vale lembrar, permite que atletas que jogaram nas seleções de base troquem de nacionalidade e defendam outro país.

O treinador da Holanda, Bert Van Marwijk, anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo. Para finalizar a lista, ele precisou anunciar o corte de 4 jogadores: Anita (Ajax), Vlaar (Feyenoord), Engelaar (PSV) e Lens (AZ). Anita e Engelaar foram testados no amistoso contra o México e não agradaram. Vlaar, por outro lado, teve uma contusão e sua dispensa já era dada como certa. Lens, por último, esperava pela situação de Babel, que se recuperou de contusão. Confira a lista:

Goleiros: Sander Boschker (Twente), Maarten Stekelenburg (Ajax) e Michel Vorm (Utrecht).

Defensores: Khalid Boulahrouz (Stuttgart-ALE), Edson Braafheid (Celtic-ESC), John Heitinga (Everton-ING), Joris Mathijsen (Hamburgo-ALE), Andre Ooijer (PSV Eindhoven), Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord) e Gregory van der Wiel (Ajax).

Meias: Ibrahim Afellay (PSV Eindhoven), Nigel de Jong (Manchester City-ING), Demy de Zeeuw (Ajax), Stijn Schaars (AZ Alkmaar), Wesley Sneijder (Inter de Milão-ITA), Mark van Bommel (Bayern de Munique-ALE) e Rafael van der Vaart (Real Madrid-ESP).

Atacantes: Ryan Babel (Liverpool-ING), Eljero Elia (Hamburgo-ALE), Klaas Jan Huntelaar (Milan-ITA), Dirk Kuyt (Liverpool-ING), Arjen Robben (Bayern de Munique-ALE) e Robin van Persie (Arsenal-ING).

Amanhã a bola rola para mais um amistoso internacional: Irlanda x Argélia.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO