Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 28 dias)
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Romênia - Copa do Mundo 1994
Em pé: Prunea, Popescu, Prodan, Petrescu, Belodedic e Raducioiu. Agachados: Hagi, Munteanu, Lupescu, Selymes e Dumitrescu.
Em 94, eu assisti minha primeira Copa do Mundo. Foi amor a primeira vista, principalmente ao acompanhar grandes times e jogos inesquecíveis. Um deles, Romênia x Argentina, aconteceu pelas oitavas da final. Os “hermanos”, campeões do mundo em 86 e vice-campeões em 90, apresentavam uma ótima equipe, mas estavam abalados por um problema de doping envolvendo Maradona. Os romenos, por outro lado, contavam com a genialidade do maestro Hagi, que liderava a orquestra. O jogo foi sensacional e cheio de alternativas. Em menos de 20 minutos de bola rolando, a Romênia já vencia por 2x1, com dois gols de Dumitrescu. Hagi ampliou o placar no segundo tempo e nem o segundo gol dos argentinos foi capaz de atrapalhar o show dos romenos, que fizeram a melhor partida da história da seleção nacional. Antes disso, vale lembrar, Hagi e companhia destroçaram outra favorita: a Colômbia. No fim das contas, o futebol bonito da Romênia foi ofuscado pela Suécia, outra sensação de 94. No tempo normal, empate por 1x1, com Brolin fazendo para os suecos aos 33 minutos do segundo tempo e Raducioiu empatando 10 minutos depois. Na prorrogação, Raducioiu virou para os romenos, mas K. Anderson salvou os escandinavos a tempo. O jogo só foi decidido na disputa de pênaltis, quando o goleiro sueco Raveli brilhou e acabou com as chances de um encontro entre Romênia x Brasil na semifinal. Será que a Romênia seguiria a tática dos jogos anteriores e atacaria a seleção brasileira? Essa pergunta, infelizmente, nunca será respondida.
Fala Zakumi!
* Na história das Copas, as maiores zebras foram EUA 1x0 Inglaterra (Copa 1950) e Coréia do Norte 1x0 Itália (Copa 1966). O segundo jogo citado foi mais trágico do que o primeiro, afinal norte-coreanos e italianos decidiram quem continuaria na Copa do Mundo. Com a desclassificação, os jogadores da “Azurra” foram recebidos com tomates quando voltaram para casa. A Coréia do Norte gostou de aprontar e quase conseguiu eliminar Portugal nas quartas. Para você ter uma ideia, os norte-coreanos abriram 3x0, mas graças a Eusébio, os portugueses viraram para 5x3 e espantaram uma zebra que, depois de 44 anos, volta a disputar um Mundial.
* Soltaram os cachorros na Copa do Mundo de 1962, literalmente. Enquanto a imprensa europeia (principalmente a italiana) fazia duras críticas ao Chile (país sede), os cachorros resolveram invadir o campo durante a partida entre Inglaterra e Brasil. O primeiro driblou todo mundo e só foi dominado pelo inglês Greaves, que precisou ficar de quatro para pegar o animal. Um segundo cachorro ainda entrou em campo, mas esse fugiu sem ser apanhado. Cachorradas a parte, o Brasil venceu por 3x1.
* A Tunísia foi o primeiro país africano a vencer um jogo de Copa do Mundo. Isso aconteceu em 1978, precisamente no dia 02.06, quando as “águias de Cartago” bateram o México por 3x1, de virada. Bom, o resultado não adiantou muito, já que os tunisianos não passaram da primeira fase. Curioso é que, depois disso, a Tunísia não venceu mais nenhuma partida nas outras três Copas que disputou: 1998, 2002 e 2006.

Pra mim a final da copa de 94 era pra ser Suécia e Romênia...
Postar um comentário