O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 21 dias)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bélgica- Copa do Mundo 1986


A Bélgica tem história em Copas do Mundo! A melhor participação dos belgas aconteceu em 1986, no México. Na oportunidade, a equipe, comandada pelo técnico Thys, só foi eliminada na semifinal, pela Argentina de Maradona. Boa parte dos jogadores titulares na Copa do México estiveram presentes na campanha da Eurocopa de 1980, quando a Bélgica foi vice-campeã. Um deles é o meia Jan Ceulemans, chamado pelos companheiros de “capitão coragem”. Ele foi um dos grandes destaques da campanha de 86, marcando 3 gols, sendo um deles contra a Espanha pelas quartas de final. Destaque também para a defesa, principalmente por causa do seguro goleiro Pfaff e do zagueiro Eric Gerets, que também estavam na Euro de 1980. Já o meia-atacante Enzo Scifo, com apenas 20 anos, caiu como uma luva no time e foi considerado o melhor jogador jovem da Copa. Os “diabos vermelhos” sofreram para conseguirem a classificação na primeira fase. Na realidade, a Bélgica só seguiu na Copa do Mundo devido ao regulamento, que classificava alguns terceiros colocados por índice técnico. Depois de perderem para os mexicanos por 2x1, os belgas venceram o Iraque pelo mesmo placar. Na última rodada, Bélgica e Paraguai empataram por 2x2, resultado que classificou as duas seleções.
As perspectivas para a fase seguinte não eram boas, sobretudo pela qualidade técnica do adversário: a URSS. Não deu para o goleirão Dasayev e nem para o matador Belanov, que fez os três gols da URSS. No primeiro tempo, a recuada Bélgica não conseguiu segurar o poder ofensivo do adversário, que abriu o placar com Belanov. Scifo, aos 11 da segunda etapa, empatou o jogo, mas 14 minutos depois, Belanov colocou a URSS em vantagem. Aos 32 minutos do segundo tempo, Ceulemans empatou o jogo para a Bélgica. Houve muita reclamação por parte dos soviéticos, que reinvindicaram impedimento do jogador belga. A partida, portanto, só seria decidida na prorrogação. Demol, com 12 minutos do primeiro tempo, colocou a Bélgica na frente pela primeira vez no jogo inteiro. Claessen, aos 5 da segunda etapa da prorrogação, abriu 4x2 para os belgas. Uma grande surpresa! Belanov, de pênalti, ainda fez o terceiro dos soviéticos, no minuto seguinte. Com a classificação garantida, a equipe belga se preparou para enfrentar outra seleção de peso: Espanha. Mais uma vez, a Bélgica mostrou que queria fazer bonito na Copa do Mundo. Ceulemans, de cabeça, abriu o placar no primeiro tempo e o gol de empate da “fúria” só saiu aos 40 da segunda etapa, com Señor. A Espanha, vale lembrar, havia eliminado a Dinamáquina (sensação da primeira fase) com uma impiedosa goleada por 5x1. O jogo contra os belgas, no entanto, foi bem mais complicado. A partida só foi decidida nos pênaltis, quando os belgas contaram com Pfaff, que defendeu cobrança de Eloy (o único jogador a perder uma cobrança). Dessa forma, a Bélgica conseguiu a vitória por 5x4. Na semifinal, porém, o encanto acabou e a surpresa não aconteceu no jogo contra a Argentina de Maradona, que marcou os dois gols da vitória dos “hermanos” por 2x0. De qualquer forma, a seleção de 86 marcou história e é lembrada com orgulho pelos torcedores dos “diabos vermelhos”.

Fala Zakumi!


* Na Copa de 1990, O italiano Walter Zenga ficou 517 minutos sem levar gols, se tornando o goleiro que permaneceu mais tempo invicto em Copas.

* O dinamarquês Ebbe Sand fez o gol mais rápido de um reserva na história das Copas. Apenas 16 segundos depois de entrar em campo, o atacante marcou o terceiro da Dinamarca na goleada por 4x1 sobre a Nigéria, pelas oitavas de final da Copa de 1998.

* Durante as Copas de 2002 e 2006, a seleção brasileira conseguiu a marca de 11 vitórias consecutivas, quebrando o recorde de 10 vitórias, que também lhe pertencia. Curiosamente, a última derrota havia acontecido para a França (1998), justamente a responsável por interromper a sequência brasileira na Copa de 2006.

1 comentários:

Vinicius Kexo 22 de maio de 2010 às 13:09  

Ótimo time!!! Gerets, Ceulemans, Van der Elst, Scifo, Vandenbergh... apesar de ser um ótimo time 4º lugar foi bom pra eles, tinha times melhores.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO