O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Grandes Seleções que não levaram a taça! (Faltam 15 dias)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Colômbia- Copa do Mundo 1994
Em pé: Perea, Escobar, Álvarez, RINCÓN, Gaviria e Córdoba. VALDERRAMA, ASPRILLA, Pérez, Herrera e De Ávila.

Antes de falar da Copa de 1994, devemos destacar os motivos que levaram a Colômbia a ser cotada como favorita ao título da competição. Valderrama, Asprilla, Valência e Rincón formavam uma base de grande destaque e faziam com que a equipe fosse temida pelos adversários. Em 1993, a Colômbia chegou ao terceiro lugar da Copa América. Mas o grande feito dessa seleção aconteceu pelas eliminatórias, quando mandou a Argentina para a repescagem, após duas vitórias categóricas. Dia 05/09/1993, o estádio Monumental de Nuñes, completamente lotado de argentinos, foi palco de uma massacrante vitória da Colômbia, pelo placar de 5x0. Isso mesmo, a seleção de Batistuta, Simeone, Caniggia, Maradona e Redondo foi derrubada em casa. Dois gols de Rincón, dois de Asprilla e um de Valência, que fizeram os colombianos chegarem com muita moral aos Estados Unidos.
Após sorteio dos grupos para a Copa de 1994, a Colômbia comemorou, pois não ia ter que enfrentar na primeira fase seleções como Brasil, Alemanha, Itália ou Holanda. Nada melhor do que um grupo com Suíça, Romênia e Eua, todas sem muita expressão em Copas. A euforia era tão grande, que os torcedores colombianos já davam a sua seleção como classificada para as oitavas de final. Mas no dia 18/06/94, a história mudaria seu curso e a Colômbia se tornaria uma decepção, ao perder para a Romênia, por 3x1. Raduciou e Hagi (que fez um golaço) mostravam as qualidades da seleção romena, essa sim, um grande destaque da Copa. O gol colombiano foi marcado por Valência. Na segunda partida, a Colômbia precisava vencer os Eua (donos da casa) para tentar a classificação no último jogo. Mas o “gol contra” de Escobar, aos 35 minutos do primeiro tempo, fez desmoronar o sonho colombiano de brigar pelo título. Stewart, aos 7 do segundo tempo, fez 2x0 para os Eua. Valência, nos acréscimos, ainda fez o gol de honra da Colômbia. Fim de jogo! Fim de Copa! Fim de vida para Andrés Escobar! Dia 22/06/94, após perder por 2x1 para os Eua, a Colômbia se tornou a grande decepção da Copa, sendo eliminada ainda na segunda rodada da fase de grupos. Dia 26/06 disputaria o terceiro jogo, apenas para cumprir tabela, quando venceria a Suíça por 2x0, gols de Gaviria e Lozano.
A decepção na Copa do Mundo teve consequências graves e manchou para sempre a história da seleção colombiana. O zagueiro Andrés Escobar, que também disputou a Copa de 1990, foi covardemente assassinado, após uma discussão em frente a uma discoteca na cidade de Medellín. O motivo da brutalidade: o “gol contra” que ele marcou na derrota para os Eua. Segundo o filme “Escobar own goal”, que conta a história trágica do zagueiro, mais 39 pessoas morreram assassinadas em Medellín na noite em que o jogador foi executado com 12 tiros. A verdade é que, com jogadores como Valderrama, Àlvarez, Escobar, Asprilla, Rincón e Valência, dificilmente se podia imaginar outra coisa da Colômbia, a não ser uma campanha vitoriosa. Depois do episódio lamentável, a seleção sul-americana, por coincidência, nunca mais foi a mesma.

Fala Zakumi!


* A primeira partida de Copa decidida nos pênaltis aconteceu em 1982, quando França e Alemanha Ocidental disputavam uma vaga na final do torneio. Os franceses Didier Six e Maxime Bossis desperdiçaram suas cobranças e os alemães se garantiram na decisão.

* No jogo contra a Bulgária, pela Copa do Mundo de 1994, o mexicano Marcelino Bernau, ao se apoiar na trave, quebrou a haste que sustentava a rede. O jogo, então, precisou ficar paralizado por 15 minutos, para que os organizadores trocassem a trave.

* O menor público registrado na história dos Mundiais aconteceu no jogo Romênia 3x1 Peru, pela Copa de 1930. Apenas 300 pessoas compareceram ao estádio Pocitos, em Montevidéu, para acompanhar a partida.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO