O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Holanda (de branco) atropela Gana!

terça-feira, 1 de junho de 2010



A Laranja voltou a ser mecânica. Com um futebol rápido e envolvente, a Holanda fez 4x1 em Gana e mostrou os motivos que a fazem ser cotada como uma das favoritas ao título da Copa do Mundo. Como já é tradicional, Bert Van Marwijk armou a equipe no esquema 4-3-3. Sem contar com Robben (poupado), o técnico escalou Afellay para completar o trio de ataque, ao lado de Kuyt e Van Persie. No meio de campo, as novidades foram as presenças de Van Bommel e Sneijder, que não participaram do amistoso contra o México. No desenho tático, Van Bommel e De Jong jogam um pouco mais recuados, com Sneijder tendo liberdade para criar. No ataque, em teoria, Van Persie fica mais centralizado, mas o que se vê são jogadores flexíveis, sem posição definida. Afellay, Kuyt e Van Persie, constantemente, trocam de posição, o que confunde a marcação adversária. A rapidez é a característica do ataque, inclusive entre as opções do banco de reservas (Babel e Elia). Além disso, o time toca a bola de primeira, muitas vezes com jogadas de efeito (passe de calcanhar, tabelas). A Holanda é uma equipe entrosada, os jogadores parecem adivinhar o pensamento de seus companheiros. Um exemplo disso é o terceiro gol. A partida estava 2x1, quando Van der Vaart (que substituiu Afellay), ao bater um escanteio, encontrou Sneijder (fora da área), que pegou de primeira e fez um lindo gol. Só para completar o raciocínio, antes de falar do jogo em si, acho que Marwijk precisa encontrar um lugar para Van der Vaart nesse time. Ao substituir Afellay, ele entrou pelo lado esquerdo, hora como meia, hora como ponta. Inclusive, foi o nome do jogo. Já que Sneijder é insubstituível (é craque!), então seria hora de pensar num trio de ataque formado por Van der Vaart, Robben e Van Persie (por mais que seja uma heresia deixar Kuyt no banco). A não ser que Marwijk tire De Jong e forme um meio de campo super-ofensivo com Van Bommel, Sneijder e Van der Vaart. É um caso a se pensar!
Bom, pelo lado de Gana nenhuma novidade. Sem Essien, o time fica sem criatividade. Na Copa Africana de Nações, precisando superar Burkina Faso, Angola e a própria Nigéria, o esquema de Milovan Rajevac funcionou direitinho. O problema é que agora precisa passar por Alemanha, Sérvia e Austrália (seleções mais capacitadas). O time, na teoria, não é ruim. A garotada que venceu o Mundial sub-20 tem futuro. Enfim, Rajevac colocou o time em um 4-2-3-1. Muntari, Appiah e Owusu-Abeyie faziam uma linha de três, que era responsável por municiar o atacante Mathew Amoah. Derek Boateng e Antony Annan eram os homens do primeiro combate, mas não conseguiam segurar o setor criativo da Holanda. Era comum ver Boateng se estranhando com Sneijder. Na prática, o esquema de Rajevac foi por água abaixo. A Holanda pressionava a saída de bola (a dupla de zaga Vorsah e Addy estava nervosa). No primeiro tempo, apenas um gol. Van Persie aproveitou passe de Sneijder, chutou e o goleiro Kingson rebateu. No rebote, Kuyt mandou para as redes. Na segunda etapa, Rajevac trocou todo o sistema ofensivo. Gyan passou a ser o atacante mais fixo, enquanto que os jovens Adiyiah e Dedé Ayey (campeões do mundo na categoria sub-20) formavam a linha de três, ao lado de Tagoe. O time de Gana melhorou e até esboçou uma pressão. Mas com a entrada de Van der Vaart, a Holanda voltou a tomar as rédeas do jogo. Em um contra-ataque, Van der Vaart tabelou com Sneijder, recebeu, tocou para Van Bommel que, em um lançamento milimétrico, deixou Van der Vaart sozinho para marcar o segundo gol da Laranja. Aos 34, Kingson bateu uma falta, Boateng desviou de cabeça, Mathijsen falhou feio e permitiu que Asamoah Gyan completasse para as redes. No lance seguinte, porém, Van der Vaart pegou rebote da zaga e, um pouco depois do meio de campo, acertou um lindo chute, mas Kingson chegou a tempo de salvar. No escanteio não teve jeito! Van der Vaart achou Sneijder, que mandou de primeira, para fazer um golaço. No fim, Van der Wiel (bom jogador) fez ótima jogada pela direita e encontrou Van der Vaart sozinho que, ao tentar driblar Kingson, caiu. Pênalti duvidoso! Van Persie foi para a cobrança e definiu a goleada. Na semana passada, critiquei a defesa e a dupla Heitinga e Mathijsen realmente é o ponto fraco do time. Van der Wiel e Van Bronckhorst, que não jogaram no amistoso contra o México, são bens melhores que Boulahrouz e Braafheid, que foram titulares naquela ocasião. No sábado, a Laranja Mecânica faz seu último amistoso preparatório, contra a Hungria.

Foto oficial de Portugal para o amistoso de hoje. Em pé: Duda, Paulo Ferreira, Bruno Alves, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Eduardo. Agachados: Raul Meireles, Pedro Mendes, Simão, Deco e Liedson.
Camarões: Mandjeck, Choupo-Moting, A. Song, Kameni, N'Koulou, M'bia e Eto'o. Emana, Enoy, Assou-Ekotto e Makoun.

Em outro amistoso, Portugal derrotou Camarões por 3x1. A partida ficou marcada pela entrada violenta de Samuel Eto’o em Duda, o que gerou a expulsão do craque da Internazionale. O jogo foi o último da seleção portuguesa no Complexo de Covilhã, antes de deixar o país rumo a África do Sul. Depois do vergonhoso empate contra Cabo Verde, a seleção lusitana precisava vencer para empolgar a torcida, que anda desconfiada de sua seleção. Pelo lado de Camarões, Eto’o estava mordido por causa de declarações nada amigáveis de Roger Milla (ídolo dos leões indomáveis na década de 90). O atacante da Inter até que começou bem, procurando o jogo e caindo pelas pontas. No entanto, com o passar do tempo, ele foi se apagando e acabou expulso aos 33 minutos do primeiro tempo, um minuto depois do primeiro gol de Portugal. Eto’o havia recebido o cartão amarelo por reclamação e, em seguida, deu entrada dura em Duda. Dessa forma, atrapalhou o técnico Paul Le Guen, que não pôde avaliar a seleção africana com 11 jogadores em campo. Mudando de assunto, o treinador recebeu aval da FIFA para escalar Choupo-Moting e Gaetan Bong, ambos naturalizados por ter ascedência camaronesa. Moting entrou desde o início e formou com Eto’o a dupla titular. Mas ele esteve apagado em campo. Bong entrou na segunda etapa, no lugar de Makoun, do Lyon.
Enfim, na formação inicial, Camarões até que aparece com bons valores: A. Song, Makoun, Emana, Assou-Ekotto, Eto’o, Kameni e companhia. O time, porém, não se encontra e dificilmente conseguirá destaque na África do Sul. Assou-Ekotto, no jogo de hoje, se movimentou muito pelo lado esquerdo e pode ser considerado o destaque de Camarões. Inclusive, foi dele, o cruzamento para Webo fazer o gol dos “leões indomáveis”, quando o jogo estava 2x0 para os portugueses. Falando neles, Carlos Queiroz manteve o 4-3-3, mas começou o jogo com Simão, Cristiano Ronaldo e Liedson, sacando Nani do time titular. Deco, Pedro Mendes e Raul Meireles formaram o meio de campo. O brasileiro, inclusive, fez uma partida ruim, errou muitos passes e só continua no time por causa do seu nome. Raul Meireles, por outro lado, foi o nome da partida. Um dos salvadores das eliminatórias, Meireles fez os dois primeiros gols de Portugal, um no primeiro e outro no segundo tempo. No intervalo, Queiroz colocou Danny e Nani no lugar de Simão e Liedson, respectivamente. Com maior movimentação entre os jogadores de ataque, a seleção portuguesa cresceu, embora a criatividade não tenha sido a marca registrada da equipe. No momento em que Camarões pressionava em busca do empate (o jogo estava 2x1), Nani recebeu ótima assistência de Cristiano Ronaldo e encobriu o goleiro Kameni, para fechar o placar. Ah! Falando no craque do Real Madrid, ele teve boa participação no jogo. Claro que todo mundo sempre espera mais de Cristiano Ronaldo, mas não podemos menosprezar sua atuação. No primeiro tempo, fez boa jogada individual (pedalou) e só não marcou o gol, porque Kameni apareceu para mandar para escanteio. No início do jogo, ele também ficou frente a frente com o goleiro de Camarões, mas perdeu. Com um olhar mais amplo, Portugal ainda precisa melhorar muito para tentar repetir a campanha de 2006. Camarões, apesar de ser da África, não tem nada haver com a Costa do Marfim, mas o teste foi positivo para os patrícios. Os camaroneses, por outro lado, perderam a ginga e passar de fase já seria um feito. A possibilidade existe, afinal a Dinamarca não tem um dos melhores times do mundo e o Japão é fraco. Claro que estou desprezando a Holanda, primeira colocada do grupo, com certeza.

A Suíça, jogando em casa, perdeu amistoso para a boa seleção da Costa Rica, nesta Terça-Feira. O resultado preocupou muito o técnico Ottmar Hitzfeld, que escalou força máxima para o confronto. Em Março, os suíços já haviam perdido amistoso para o Uruguai, por 3x1. Hittfeld armou o time no 4-4-2, esquema que usou durante as eliminatórias. A dupla de ataque formada por Frei e N’kufo praticamente não conseguiu ameaçar o goleiro Navas no primeiro tempo. O gol do jogo saiu na segunda etapa, quando Winston Parks passou por três zagueiros suíços e fez um golaço, abrindo o placar para a Costa Rica. No lance seguinte, Marco Padalino teve chance clara, mas desperdiçou. A Suíça pressionou bastante, mas não conseguiu o gol de empate e foi vaiada pela torcida no fim do jogo. Na Copa, os suíços encaram Chile, Honduras e Espanha na primeira fase.

Outras notícias

Ideias de Raymond Domenech! Para aproximar os jogadores, o técnico da França propõe atividades como corrida de ciclismo. O problema é que Anelka caiu da bicicleta, mas não teve nenhuma lesão. Na foto, você vê Gourcuff, uma das esperanças da seleção francesa.

Marcelo Lippi, técnico da Itália, divulgou a lista dos 23 jogadores que tentarão o penta na África do Sul. Camoranesi que, no treinamento de hoje, sofreu um leve entorse no joelho, foi confirmado. O goleiro Salvatore Sirigu (Palermo), o zagueiro Mattia Cassani (Palermo), o meia Andrea Cossu (Cagliari), os atacantes Marco Borriello (Milan) e Giuseppe Rossi (Villareal) foram cortados.

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Morgan De Sanctis (Napoli) e Federico Marchetti (Cagliari).
Defensores: Salvatore Bocchetti (Genoa), Leonardo Bonucci (Bari), Fabio Cannavaro (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Domenico Criscito (Genoa), Christian Maggio (Napoli) e Gianluca Zambrotta (Milan).
Meias: Mauro Camoranesi (Juventus), Gennaro Gattuso (Milan), Claudio Marchisio (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Angelo Palombo (Sampdoria), Simone Pepe (Udinese), Andrea Pirlo (Milan) e Daniele De Rossi (Roma).
Atacantes: Antonio Di Natale (Udinese), Alberto Gilardino (Fiorentina), Vincenzo Iaquinta (Juventus), Giampaolo Pazzini (Sampdoria) e Fabio Quagliarella (Napoli).

Depois de perder muitos jogadores por contusão, o técnico Joachim Löw cortou o último atleta para definir a lista final de 23 convocados. O lateral-direito, Andreas Beck, foi o escolhido. Confira a lista final da Alemanha:

Goleiros: Manuel Neuer (Schalke 04), Jorg Butt (Bayern de Munique) e Tim Wiese (Werder Bremen).
Defensores: Phillip Lahm (Bayern de Munique), Per Mertesacker (Werder Bremen), Serdar Tasci (Stuttgart), Arne Friedrich (Hertha Berlim), Jerome Boateng (Hamburgo), Holger Badstuber (Bayern de Munique) e Dennis Aogo (Hamburgo).
Meio-campistas: Marcell Jansen (Hamburgo), Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique), Sami Khedira (Stuttgart), Mesut Ozil (Werder Bremen), Marko Marin (Werder Bremen), Toni Kroos (Leverkusen), Thomas Muller (Bayern de Munique) e Piotr Trochowski (Hamburgo).
Atacantes: Miroslav Klose (Bayern de Munique), Mario Gomez (Bayern de Munique), Cacau (Stuttgart), Lukas Podolski (Bayern de Munique) e Stefan Kiessling (Leverkusen).

Em Portugal, Carlos Queiroz confirmou as perspectivas da imprensa e cortou Zé Castro, do La Coruña. Ou seja, a novela “Pepe” teve final feliz para o luso-brasileiro. A lista dos 23:

Goleiros: Beto (Porto), Daniel Fernandes (Iraklis) e Eduardo (Braga).
Defensores: Pedro Mendes (Sporting), Fábio Coentrão (Benfica), Rolando (Porto), Bruno Alves (Porto), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Miguel (Valencia).
Meio-campistas: Simão Sabrosa (Atlético de Madri), Tiago (Atlético de Madri), Deco (Chelsea), Raul Meireles (Porto), Danny (Zenit), Pepe (Real Madrid), Miguel Veloso (Sporting).
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Liedson (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen), Miguel Veloso (Sporting), Nani (Manchester United).

Uma péssima notícia para Marcelo Bielsa, técnico do Chile. Humberto Suazo, artilheiro da equipe nas eliminatórias, sofreu um estiramento muscular e sua recuperação deve demorar de 15 a 21 dias. Dessa forma, sua participação nos dois primeiros jogos, contra Honduras e Suíça, está seriamente ameaçada. Bielsa, diga-se de passagem, cortou Cereceda (Colo Colo) para definir os 23 convocados para a Copa. Na sexta, a seleção chilena faz seu último amistoso diante de sua torcida, contra o time sub-20 de Toulon. A lista:

Goleiros: Claudio Bravo (Real Sociedad), Miguel Pinto (U. de Chile) e Luis Marín (U. Española).
Defensores: Pablo Contreras (PAOK), Ismael Fuentes (U. Católica), Mauricio Isla (Udinese), Gonzalo Jara (West Bromwich), Gary Medel (Boca Juniors), Waldo Ponce (U. Católica), Arturo Vidal (B. Leverkusen) e Marco Estrada (U. de Chile).
Meias: Rodrigo Millar (Colo Colo), Matías Fernández (Sporting), Jorge Valdivia (Al Ain), Carlos Carmona (Reggina), Gonzalo Fierro (Flamengo) e Rodrigo Tello (Besiktas).
Atacantes: Alexis Sánchez (Udinese), Fabián Orellana (Xerez), Humberto Suazo (Zaragoza), Esteban Paredes (Colo Colo), Mark González (CSKA Moscú) e Jean Beausejour (América).

A numeração da seleção brasileira para a Copa do Mundo foi definida nesta Terça-Feira. Do 1 ao 11, curiosamente, estão os jogadores que vem fazendo parte da equipe titular, inclusive nos treinamentos. Ou seja, caso nada de extraordirnário aconteça, o Brasil vai a campo, contra a Coréia do Norte, com:

1-Júlio César
2-Maicon
3-Lúcio
4-Juan
5-Felipe Melo
6-Michel Bastos
7-Elano
8-Gilberto Silva
9-Luis Fabiano
10-Kaká
11-Robinho

Possíveis reservas:

12-Gomes
13-Daniel Alves
14-Luisão
15-Thiago Silva
16-Gilberto
17-Josué
18-Ramires
19-Julio Baptista
20-Kleberson
21-Nilmar
22-Doni
23-Grafite

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO