O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Segundo dia)

sábado, 12 de junho de 2010

por Daniax Brandão



Hendrik Johannes CRUIJFF

Idade: 63

Copa(s): 1974

Partidas pela seleção: 48

Gols pela seleção: 33

Considerado por muitos como o melhor jogador holandês de todos os tempos, Cruyff revolucionou a tática na história do futebol e será lembrado pelo estilo de jogo denominado futebol total.

Comandados pelo lendário Rinus Michel, a laranja mecânica se classificou para a copa do mundo em 1974, na Alemanha Ocidental. Jogavam em um esquema tático onde os jogadores não guardavam posições fixas,assim nascia o carrossel holandês, liderado por Cruyff , Neeskens e Rensenbrink.

Marcou seus primeiros gols em mundiais, em um chocolate da laranja aplicado sobre a Argentina (4x0), anotando dois gols. No confronto contra o Brasil, marcou o segundo gol da vitória por 2x0.

Chegando a grande final, contra a anfitriã Alemanha ocidental, começou bem a partida, sofrendo o pênalti convertido por Neeskens, mas (infelizmente) a Holanda não suportou a pressão e cedeu a virada aos alemães (2x1), que assim conquistaram o bi-campeonato.

Participou também da Eurocopa de 1976, disputada na Iugoslávia, terminado a competição com o terceiro lugar. Em 1978, na Argentina, o craque prefiriu não jogar o Mundial. São várias as versões que justificam sua ausência, sendo que uma delas diz que ele se recusou a jogar a competição em um país comandado por um governo militar.

O Ajax foi o clube de sua criação, onde permaneceu jogando profissionalmente durante nove anos, quando foi contratado pelo Barcelona.No clube Azul grená se identificou melhor durante a sua carreira, tanto que foi nomeado o presidente de honra do clube catalão.

Como técnico, iniciou no Ajax (seu ex-clube), conquistou a Recopa europeia em 1987 e a copa holandesa, temporada 1986-1987. Seu período de glória como treinador foi no Barcelona, onde permaneceu por oito temporadas seguidas, tendo conquistado vários títulos, dentre eles: quatro campeonatos espanhóis, quatro supercopa da Espanha, uma liga dos campeões, entre outros.

Portanto, Cruyff é sem duvidas uma “lenda das copas”.

Fala Zakumi!


As partidas de amanhã não têm muita história. Confira os confrontos:

Argélia x Eslovênia
As duas seleções se encontram pela primeira vez! Para não passar em branco, registramos os confrontos dos argelinos contra a ex-Iugoslávia, cuja história foi herdada pela Sérvia.

25.02.1974 Argélia 0x1 Iugoslávia (amistoso)
23.02.1976 Argélia 1x2 Iugoslávia (amistoso)

Sérvia x Gana
Ainda como Iugoslávia, só houve um confronto entre as duas seleções.

11.06.1997 Gana 1x3 Iugoslávia (amistoso)

Alemanha x Austrália
Em 1974, a Alemanha Ocidental sediou a Copa do Mundo e foi representada por duas seleções: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. No encontro histórico entre elas, a Alemanha Oriental venceu por 1x0. Estou citando essa curiosidade, porque a Austrália teve o “desprazer” de pegar duas vezes a Alemanha (ou duas Alemanhas, se preferir) na primeira fase. A Oriental derrotou os “socceroos” por 2x0 e a Ocidental por 3x0.

14.06.1974 Alemanha Oriental 2x0 Austrália (Copa do Mundo)
18.06.1974 Alemanha Ocidental 3x0 Austrália (Copa do Mundo)
15.06.2005 Alemanha 4x3 Austrália (Copa das Confederações)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO