Lendas da Copa! (Vigésimo primeiro dia)
quinta-feira, 1 de julho de 2010
por Daniax Brandão
Romário de Souza Faria
Idade: 44
Copa(s): 1990, 1994
Partidas pela seleção: 70
Gols pela seleção: 55
O “baixinho” como era popularmente conhecido disputou duas copas com a seleção Brasileira (1990, 1994) e será sempre lembrado pelos brasileiros como o herói da conquista de 1994, depois de 24 anos de jejum.
Na copa do mundo na Itália, em 1990, o atacante quase não teve a presença confirmada por causa de uma grave lesão no tornozelo, porém Romário se recuperou em tempo recorde e foi ao mundial.No mundial só jogou uma partida contra a Escócia e foi substituído por Müller.Na primeira fase a seleção passou com tranqüilidade, três vitórias.( contra Suécia 2x1; Costa Rica 1x0; Escócia 1x0). Logo nas Oitavas de Final enfrentaram a forte Argentina de Caniggia e Maradona. Em um lance inspirado da dupla, Maradona serve Caniggia que dribla o goleiro brasileiro marcando o único tento da partida, eliminando assim a seleção canarinho.
Nos Estados Unidos, em 1994, Romário conduziu a seleção ao tetra. Na primeira fase marcou três gols. Um na vitoria sobre a Rússia (2x0); um na goleada sobre camarões (3x0); e outro no empate frente à Suécia (1x1). Nas oitavas de final o Brasil eliminou os anfitriões (Estados Unidos) com uma vitoria pelo placar mínimo (1x0). Nas quartas de final, jogo duro contra a Holanda, entretanto vitoria brasileira (3x2), com um gol de Romário. Foi o Baixinho quem classificou o Brasil para a final do torneio, ao marcar o único gol na semifinal frente a Suécia.Na final, duelo equilibrado contra a Itália, empate no tempo normal e na prorrogação.Nas disputas por pênaltis, coube a Roberto Baggio (craque italiano) bater e errar a última cobrança, explodindo todo o povo brasileiro, na comemoração do tetra campeonato.Romário recebeu o prêmio da FIFA Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador do torneio.
Depois de ter seu nome divulgado na lista de convocados para a copa do mundo de 1998, foi cortado por conta de uma contusão. Romário deu sua palavra que se recuperaria ao fim da primeira fase,mas a comissão técnica preferiu manter o corte.
Teve seu nome novamente envolvido em uma polêmica com a lista de convocados para a copa do mundo. Em 2002 a opinião pública pedia Romário na seleção, mas o jogador foi preterido pelo então técnico Felipão.
Conquistou com a seleção brasileira a copa das confederações (1997) e duas copa América (1989 1997).
Em clubes jogou por Vasco, Barcelona, Flamengo, Fluminense, entre outros.
Postar um comentário