O Blog Grandes Seleções pretende divulgar o futebol de seleções pelo mundo, em todas as épocas. Este é o espaço pra você relembrar aquela seleção que te encantou, que te fez raiva ou te encheu de alegria. Todas as informações das eliminatórias, amistosos internacionais e da Copa, você encontra aqui!

Lendas da Copa! (Vigésimo segundo dia)

sexta-feira, 2 de julho de 2010

por Daniax Brandão


MICHEL François PLATINI

Idade: 55

Copa(s): 1978, 1982, 1986

Partidas pela seleção: 72

Gols pela seleção: 41

Os especialistas da bola afirmam que ele foi o melhor jogador francês de todos os tempos. Disputou três copas com os blues (1978,1982,1986) e ajudou a seleção na conquista da Euro 1984.

Sua história na seleção francesa começou em 1976, em um jogo contra a Tchecoslováquia, desde então todos já sabiam do futuro do jovem promissor “Platoche”. Naquele jogo deixou sua marca, iniciando um marco na história francesa.

Na copa do mundo de 1978, na Argentina, os franceses decepcionaram.O que viria a se repetir em outras copas (2002, 2010) quando foram embora para a casa, ainda na primeira fase.Com duas derrotas (Itália 2x1, Argentina 2x1 cujo jogo Platini deixou sua marca) e uma vitória frente à seleção Húngara (3x1).

Em 1982, na Espanha, os Gauleses passaram para a segunda fase após uma vitória sobre o Kuwait (4x1) com um gol de Platini, uma derrota para a Inglaterra (1x3) e um empate frente à Tchecoslováquia. Na segunda fase a seleção francesa passou por Áustria (1x0) e Irlanda do Norte (4x1).Na semifinal após um 3x3 contra a Alemanha com o primeiro gol sendo marcado por Platini (de pênalti), a Alemanha se deu melhor nas grandes penalidades e avançou a final. Na disputa pelo terceiro lugar a França perdeu por 3x2 para a polônia, que ficou com o terceiro lugar.

No mundial disputada no México, em 1986, marcou a despedida da “geração Platini”, que conquistou a terceira colocação. Nesse mundial Platini marcou dois gols. Um contra a Itália na vitória por 2x0, nas oitavas de finais; e outro nas quartas de finais sobre a seleção brasileira (1x1), jogo que a França passou na disputa por pênaltis. Entretanto o que havia ocorrido quatro anos atrás, voltaria a acontecer: eliminação para a Alemanha (2x0). Frustrados os titulares não jogaram a partida contra a Bélgica, valendo o terceiro lugar. Mesmo assim os Gauleses venceram por 4x2.
Depois de se aposentar, Platini treinou a seleção Francesa, mas não repetiu o sucesso dos tempos de jogador. Classificou a equipe para a Eurocopa de 1992, onde caiu na primeira fase, sendo demitido após o torneio.

Em 2007 o “Lenda das copas” atingiu um renomado posto no futebol mundial ao ser nomeado o presidente da UEFA.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO