Lendas da Copa! (Vigésimo quarto dia)
domingo, 4 de julho de 2010
por Daniax Brandão
LOTHAR MATTHÄUS
Idade: 49
Copa(s): 1982, 1986, 1990, 1994, 1998
Partidas pela seleção: 150
Gols pela seleção: 23
É recordista de partidas pela seleção alemã, com 150 apresentações. Ao lado do Mexicano Antonio Carbajal, são os dois únicos jogadores a participarem de cinco Mundiais.
Em 1982, na Espanha, ajudou os alemães a conquistarem vaga para a final, depois de terem eliminado a França nas semifinais. Na final contra a Itália, a Alemanha não suportou a pressão da Azzurra (de Rossi) e perdeu por 3x1.
Na copa de 1986, no México, Matthäus marcou o seu primeiro gol em mundiais na vitória sobre Marrocos (1x0) nas oitavas de final. No caminho para a final, os alemães passaram por México (nos pênaltis), França (2x0) e novamente chegou à final, desta vez perdendo para a Argentina (3x2).
Em 1990, na Itália, novamente a seleção da Alemanha fez um grande mundial, chegando pela terceira vez consecutiva a final, mas desta vez vingando 86 e conquistando o titulo sobre a Argentina. O meio-campista marcou quatro gols no mundial da Itália.
Na copa do mundo de 1994, nos Estados Unidos, marcou apenas um gol no torneio. Na partida contra a Bulgária nas quartas de final, derrota alemã por 2x1 de virada, com um gol de pênalti.
Na copa da França, em 1998, marcou seu ultimo mundial como jogador da Alemanha. Caiu nas quartas de final para a surpreendente Croácia, em uma sonora goleada (3x0).
Conquistou ainda a Eurocopa de 1980 com os alemães. Teve grande sucesso jogando pelo Bayern de München, jogou também por Internazionale e encerrou sua carreira no MetroStars, dos Estados Unidos.
Após encerrar a carreira de jogador, o “lenda das copas” começou a carreira de treinador no Rapid Viena e passou ainda por Atlético Paranaense, além da Seleção húngara.
Postar um comentário