Lendas da Copa! (Vigésimo Sétimo dia)
quarta-feira, 7 de julho de 2010
por Daniax Brandão
RICARD ZAMORA MARTINEZ
DATA DE NASCIMENTO: 21 de Janeiro de 1901
DATA DE ÓBITO: 8 de Setembro de 1978
COPA (S): 1934
PARTIDAS PELA SELEÇÃO: 46
Marcou época no futebol espanhol, por ser um goleiro de grande habilidade, e por sua vestimenta: usava uma roupa escura e boné reto.
Disputou pela seleção espanhola o mundial de 1934, na Itália. Nas oitavas de final, enfrentaram a seleção brasileira, os espanhóis não tomaram conhecimento e ganharam por 3x1 ( nessa partida Zamora defendeu um pênalti de Waldemar de Brito).Nas quartas de final, enfrentaram os anfitriões Italianos.Quando o marcador apontava 1x0, os italianos empataram.No lance, o italiano Schiavio acertou uma cotovelada no rosto do goleiro, que mesmo assim segurou o empate de 1x1, fazendo uma das melhores exibições sua pela seleção espanhola.Mesmo não tendo demonstrado contusão, ficou de fora da partida-desempate, no dia seguinte, vencida pela Itália por 1x0.Embora tenha disputado apenas duas partidas na copa, foi eleito o melhor goleiro do torneio.
Havia conquistado com a seleção espanhola a medalha de prata, nas olimpíadas de 1920, na Bélgica.
Em 1931 num jogo contra a Inglaterra, viveu uma situação complicada, quando levou sete gols do English Team. Desconsolado sentou no gramado e chorou.
Em clubes passou por Espanyol, Barcelona, Real Madrid entre outros.
Como técnico, treinou o Atlético Aviación (atual atlético de Madrid). Celta de vigo, Espanyol e também a Fúria.
Em 1959 o jornal Marca, em homenagem ao “lenda das copas” criou o troféu Zamora que é dado ao melhor goleiro no futebol espanhol.
Postar um comentário